terça-feira, 8 de setembro de 2009

Protagonismo Cidadão


Por Christine Matos*

A comunicação mediada pela web 2.0, na qual um público ilimitado tem acesso a uma quantidade infinita de mensagens transmitidas em tempo real, está provocando uma verdadeira revolução, causando uma mudança do paradigma comunicacional. É o que alguns teóricos da comunicação chamam de passagem de uma prática da participação de massa receptiva para uma participação individual e ativa na forma de construção, difusão e armazenamento das informações, na qual o público não é apenas espectador, mas também sujeito do processo de comunicação participativa.

A dinâmica da interação mudou. A teoria de autores como Pierre Lévy e Massimo Di Felice, que compartilham a opinião de que no ciberespaço cada um é potencialmente emissor e receptor e que o meio oferece as condições de uma comunicação direta, interativa e coletiva, já é uma realidade. Estamos diante de um mundo interconectado por redes de informação, com interface multimídia e que possibilitou romper fronteiras. Sem dúvida, estamos a um clique de nos transportamos nessa via de mão dupla, em que podemos compartilhar experiências, preferências, arquivos de áudio, vídeo e muitas outras possibilidades de interação, possibilitando comentários e estimulando a construção coletiva.

Diante dessa realidade e com o crescimento dos blogs e das redes sociais, cidadãos anônimos se transformam em “jornalistas”, postando conteúdo colaborativo, emitindo opiniões e formando opinião. Um comentário negativo sobre uma marca, postado em um blog de grande audiência, pode abalar a reputação de pessoas e marcas. O monitoramento da internet passa a ser uma ferramenta indispensável para quem tem uma reputação a zelar. É o que fez o dono da rede de pizzarias Dominos, nos Estados Unidos, após ter visto imagens veiculadas no site de compartilhamento de vídeos You Tube, no qual dois funcionários da sua empresa gravaram um vídeo simulando falta de higiene na manipulação de alimentos na referida pizzaria. Mais de um milhão de pessoas viram essas imagens. O dono da Dominos teve que agir rápido e usar a mesma mídia para salvar a reputação da pizzaria.

Assim como há o lado negativo da interatividade, como o risco de um arranhão na reputação, a comunicação mediada por computadores na web 2.0 pode ser uma poderosa arma para fortalecer a marca de empresas que souberem tirar proveito do relacionamento que pode ser construído nas redes sociais. Inúmeras empresas marcam presença na internet, se comunicando através de blog, twitter, Orkut, facebook, entre outros canais. Veículos tradicionais como os jornais já sentem a força das mídias online. Anunciantes já dividem a publicidade entre jornais, emissoras de TVs e rádios e veículos online. O desafio para a mídia tradicional é oferecer um conteúdo que consiga atrair um público cada vez mais conectado e ávido por se sentir protagonista da história.

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* Jornalista, Pós-Graduanda em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco – Esurp.

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