quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conteúdo jornalístico online: empresas formam consórcio

Por João Casotti, do site Nós da Comunicação, parceiro do Opinião e Notícia
| 26/08/2009


No início de agosto, o bilionário Rupert Murdoch, presidente e diretor-geral da News Corporation, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, declarou a intenção de cobrar pelo conteúdo noticioso de alguns dos principais veículos de imprensa de sua empresa a partir de 2010.
Quase um mês após a declaração, o Los Angeles Times informou que executivos da News Corp. estão se reunindo com outras grandes organizações do setor, como o New York Times Co., o Washington Post Co., o Hearst Corp. e o Tribune Co. O objetivo é formar um consórcio entre as principais empresas do setor para a cobrança pela informação jornalística online.
Jonathan Miller, chefe do Departamento Digital da News Corp., é quem lidera a negociação entre os executivos. O caso de sucesso do Wall Street Journal Online, que cobra pelo conteúdo online e tem cerca de um milhão de assinantes digitais, está sendo utilizado como argumento para convencer outras empresas a aderirem ao projeto.
No entanto, analistas são cautelosos quanto à reprodução do sucesso do WSJ Online para outros veículos, pois os leitores da publicação especializada em mercado financeiro dependem do acesso a informações valiosas para o trabalho diário. Eles não garantem que o consumidor esteja disposto a pagar por informações gerais, como eventos esportivos, entretenimento ou notícias locais.
“Provavelmente, serão dólares pequenos. Para uma grande organização de mídia, será o mesmo que adicionar muito pouco a uma montante enorme de receitas”, afirma Eduardo Atorino, especialista em mídia da Benchmark Co., em entrevista ao Los Angeles Times.
Segundo a Newspaper Association of America (Associação de Jornais da América), a indústria de jornal impresso nos Estados Unidos teve uma queda de 28% em publicidade no primeiro semestre de 2009, sendo que a propaganda digital corresponde a apenas 12% das receitas. Além disso, um projeto da Pew Research Center sobre o setor apontou que a redução se deve principalmente à crise econômica e às mudanças estruturais dos negócios. O relatório registra a crescente migração de leitores e anunciantes para a internet.
Conteúdo publicado originalmente no site Nós da Comunicação, parceiro do Opinião e Notícia

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/leitor/iii-premio-opiniao-e-noticia/?ga=dtf

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